Turismo religioso ganha destaque em Canindé

Milhares de romeiros vindos de vários lugares do Brasil visitam Canindé todo ano. A cidade é o principal polo de turismo religioso no Ceará e a devoção ao padroeiro, São Francisco das Chagas, é a principal justificativa da vinda dos visitantes. O santo é representado na entrada da cidade por um monumento com 30 metros de altura.

Por causa das eleições, a maior romaria franciscana da América Latina e a segunda maior do mundo, realizada em Canindé, começará suas celebrações no dia 9 de outubro, com hasteamento da bandeira, e o encerramento será no dia 19, com grande procissão pelas principais ruas da cidade.

Porém, a movimentação no município começou em setembro, quando os romeiros aproveitaram para agradecer ao Santo das Chagas. Aos poucos as romarias iam chegando a pé, de bicicleta, ônibus, motocicleta, algumas ganharam destaque pela quantidade de fiéis, como foi a moto romaria partindo de Fortaleza, em dia 21 de setembro.

O comércio de Canindé também já se adiantou para receber os milhares de devotos de São Francisco, com o abastecimento das mercadorias nas lojas. Os artigos religiosos, produtos que mais movimentam o varejo, também foram estocados em grande quantidade.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Canindé (CDL), Paulo Magalhães, destaca que o evento cristão promoverá aumento nas vendas dos comércios locais que não foram tão satisfatórias durante o primeiro semestre. “A nossa expectativa é que o evento impulsione a economia, para as festas de final de ano que se aproximam”, diz.

Pesquisa realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo registrou que durante o período da romaria cada visitante compra em média, R$ 100,00 em artigos religiosos, como fitas, terços e estatuetas de São Francisco.

Fonte: Ceará Agora

Print Friendly
Pinterest